CooperActiva
Cooperativa de Desenvolvimento Social
Influencers das comunidades ciganas - quebrando o ciclo dos casamentos e da maternidade precoces
DURAÇÃO (início e fim) 01/10/2024 a 30/09/2026
CONSÓRCIO
GRÉCIA: Coordenador: Klimaka-Roma Day Center www.klimaka.org.gr
IRLANDA: Cairde www.cairde.ie
PORTUGAL: Cesis www.cesis.org & Cooperactiva www.cooperactiva.info
ROMÉNIA: Sastipen www.sastipen.ro/ro/
OBJETIVO
O projeto “Influencers das comunidades ciganas - quebrando o ciclo dos casamentos e da maternidade precoces", sob o acrónimo ”Roma Influencers Network”, surge do reconhecimento de que a prática dos casamentos e da maternidade precoces compromete os direitos humanos das mulheres ciganas. Centra-se na capacitação, no apoio, na proteção e na sensibilização das comunidades ciganas, especialmente das mulheres e raparigas afetadas por este fenómeno, sugerindo formas de mudar comportamentos e atitudes para o ultrapassar, reduzir ou eliminar.
ATIVIDADES
-
estudos e relatórios nacionais e de análise comparativa sobre a prática nociva dos casamentos e da maternidade precoces e sobre as suas consequências nos 4 países (Grécia, Irlanda, Portugal e Roménia), procurando identificar, a nível transnacional, a necessidade de intervenção e de mudança
-
cursos de formação para mulheres e raparigas ciganas em cada país, para que se tornem influentes na questão dos casamentos e da maternidade precoces
-
rede de Influencers das comunidades ciganas (de âmbito nacional e transnacional) de modo a potenciar a participação ativa das suas comunidades ciganas e, em especial, das mulheres e raparigas ciganas, na luta contra esta prática prejudicial
-
campanhas de sensibilização junto das comunidades ciganas com vista a uma valorização dos direitos humanos das crianças e das mulheres ciganas
-
workshops nacionais e transnacionais, e outras atividades promovidas pelos/as Influencers, com vista a uma sensibilização das organizações de mulheres, autoridades locais e regionais, instituições nacionais e europeias, ONG, sociedade civil, decisores políticos, meios de comunicação social e comunidade em geral para a temática dos casamentos e da maternidade precoces guia de boas práticas e recomendações políticas, ambos a nível nacional e transnacional, para sensibilizar representantes dos centros de decisão.
RESULTADOS
-
sensibilização das comunidades ciganas, e da comunidade em geral, para as causas e consequências nocivas dos casamentos e da maternidade precoces.
-
envolvimento ativo das comunidades ciganas no domínio da prevenção dos casamentos e da maternidade precoces.
-
capacitação de mulheres e raparigas ciganas para a sua participação ativa na educação, no emprego e na sociedade.
-
promoção de formas alternativas de perspetivar o futuro das pessoas ciganas e de promover estilos de vida que respeitem os direitos humanos das raparigas e mulheres ciganas.
-
perceção positiva dos direitos humanos das crianças e das mulheres.
-
cooperação entre as comunidades ciganas e representantes dos centros de decisão.
-
transferência de conhecimentos e de abordagens para produzir efeitos positivos e duradouros nas organizações participantes e nas pessoas direta ou indiretamente envolvidas.
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade das autoras e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Fundação de Bolsas de Estudo do Estado (IKY). Nem a União Europeia nem a entidade que concede a bolsa podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.